Considerado um dos plásticos mais versáteis que existe, o PVC é uma resina plástica e pode ser utilizado nos mais variados processos de moldagem.
Aplicações: construção civil, perfis, laminados, espalmados, calçados e diversos segmentos do mercado.
O PVC é uma resina plástica e é considerado um dos plásticos mais versáteis que existe, pois devido à necessidade da resina ser formulada mediante a incorporação de aditivos, o PVC pode ter suas características mudadas em função da aplicação final, podendo variar de rígido a flexível, passando por aplicações que vão desde tubos e perfis rígidos para uso na construção civil, até filmes que podem ser utilizados em contato com alimentos.
A grande versatilidade do PVC permite a essa resina ser usada nos mais variados processos de moldagem, podendo ser injetado, extrudado, calandrado, espalmado, soprado, e é exatamente por esses motivos, que o PVC é utilizado nos mais diversos segmentos do mercado.
O maior uso desta resina é na indústria da construção civil, em tubos e conexões, esquadrias, forros, fios e cabos. Neste segmento, o PVC também apresenta ótima relação custo/benefício frente aos materiais tradicionais, como alumínio e madeira. Além disso, o PVC é anti-chamas, ou seja, dispensa o uso de outros aditivos.
Vale destacar que no segmento de perfis, que engloba chapas rígidas, perfis e forros, o PVC é o que tem maior potencial de crescimento no Brasil, alavancado por aplicações em esquadrias, revestimentos internos e externos, diversos perfis de acabamento e displays para comunicação visual.
Nos segmentos de laminados e espalmados, a versatilidade do PVC permite a confecção tanto de revestimentos e tecidos que imitam couro para a indústria moveleira e da moda, quanto laminados reforçados para aplicações em proteção de cargas, conhecida como lonas plásticas.
No segmento de calçados o PVC é excelente opção para a confecção de solados e outros componentes.